sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cancro da Mama

Este terrível tema é infelizmente uma realidade cada vez mais presente na actualidade.
O sofrimento de uma mulher que passa por este arranhão da vida não tem explicação e apenas elas podem dizer o que sentem. Mas também a família sofre e luta com elas. É essencial o apoio da família e amigos nesta luta tão dura. Faz toda a diferença!
Há 5 anos atrás, quando eu tinha apenas 15 aninhos e vivia á margem de problemas, a noticia que nunca esperei ouvir chegou á minha vida. Pensava eu que todos os males apenas aconteciam aos outros, mas a vida encarregou-se de me ensinar que isso é uma fantasia.
A minha mãe com apenas 40 anos na altura, recebeu essa noticia como uma bomba. A ideia que seria um simples quisto tornou-se nítida e cruel quando o resultado da biopsia foi confirmado. Era cancro, e infelizmente maligno.
Fiquei perplexa, como podia isto acontecer logo a ela, perguntei enumeras vezes porquê a ela. Mas nunca obtive resposta. E hoje em dia penso de outra forma, e porque não ela? Não somos todos iguais? Infelizmente ninguém esta livre de nada.
Mentalizei-me na altura que nunca iria chorar á frente dela, pelo contrário apoiei e lutei sempre para que ela sorrisse e esquecesse o problema. Ela tinha de perceber que eu estaria ali sempre. E por isso apenas chorava á noite na cama para que ninguém me ouvisse.
O medo de a perder era enorme mas mostrar esta minha fraqueza só a iria deitar a baixo.
Na primeira consulta em que tudo iria ser decidido, estive presente junto com o meu pai, porque aquela luta não ia ser só dela. Ela merecia todo o apoio possível.
Felizmente o local onde ia ser operada não era um sítio deprimente, pelo contrário. Foi na maternidade Bissaya Barreto que tudo se passou, num local cheio de alegria onde todos os dias nasciam novas vidas. Também ela iria renascer de novo depois da operação.
Conheci médicos fantásticos, que souberam lidar com uma garota de 15 anos e explicar tudo passo a passo para que eu visse que tudo ia correr bem e que não haveria riscos.
E assim foi. Tudo correu bem e nem quimioterapia necessitou, a minha mãe foi uma lutadora. Como me orgulho dela, da força dela.
Fazer uma mastectomia para uma mulher é trágico é uma mutilação. Perder algo tão feminino que nos caracteriza dói muito e afecta a personalidade de qualquer mulher. Mas apesar disso sempre teve forças e tudo por mim. Foi em mim que pensou todo o tempo, foi por mim que lutou, porque pior que perder um peito era nunca mais me ver.
Não há nada como o amor de mãe :)

Com tudo isto queria apenas deixar uma mensagem de força a todas as mulheres que sofrem este dilema. Todas somos fortes, sempre o fomos, e o melhor que há, é agarrem-se á vida, não há nada mais importante.
Lutar e vencer são as palavras de ordem para combater este inimigo! Muita força :)

8 comentários:

  1. é preciso lutar sempre, a tua mãe foi uma vencedora, eu ainda luto, mas tal como ela vou vencer..
    Bem vinda ao mundo dos blogs das guerreiras

    maguie
    ..

    ResponderEliminar
  2. olá a tua mãe é uma guerreira e com a força que a familia transmite que se consegue superar isso.

    ResponderEliminar
  3. olaa :)
    antes de mais, sê bem vinda à blogosfera... vais ver q vais adorar e somos todas muito simpaticas (e nada convencidas ehehe)..
    obrigada pelo teu comentário...
    sem dúvid, a tua mãe é uma guerreira e acredita q o apoio da familia é fundamental... mas ela venceu e isso é q é importante. felizmente n teve de fazer quimioterapia, ao contrario de mim, pois é um tratamento muito marcante e se n soubermos encarar da melhor forma, n é fácil "sobrevivermos".
    Espero q continues a escrever...
    beijoscas

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Bem vinda.
    Felicidades.
    Eu também tive cancro da mama à dois anos,e também da tiroide,fiz todos os tratamentos quimio,radio e herceptin,mas como a tua mãe lutei muito sempre a pensar na minha família,principalmente no meu neto que tem 4 aninhos e eu quero vê-lo crescer.
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Ola eu sou mais uma guerreira que tal como a tua mãe, também tive cancro da mama. Em Jasneiro próximo faz um ano que fui operada na Bissaya Barreto(estou de acordo contigo, eles são fantasticos...). Acredita que a tua mãe teve forças recobradas ao pensar na filhota pois o mesmo aconteceu comigo!!!

    Eu não tenho blog, mas gosto de andar por aqui no mundo blogosfera...

    Beijinhos de Leiria

    ResponderEliminar
  6. Olá Sara
    Obrigada pelo teu comentário:)
    Infelizmente a minha mãe não conseguiu ganhar a um cancro da mama, mas deu-lhe 5 anos de luta.
    Eu fui operada à quase dois anos e até agora está tudo a correr conforme o planeado.
    Tudo de bom para ti e para a tua mãe.
    jokas

    ResponderEliminar
  7. Olá Sara. Bem vinda a este espaço de partilha que é a blogosfera. Também eu tive cancro da mama. Digo tive, porque fui operada à três anos e meio e tudo está a correr bem. Como dizes, força é muito importante para que possamos derrotar este maldito que aparece sem ser convidado e nem sequer pede licença.
    É muito bom encontrar meninas como tu, que apesar de não terem o bicho à perna, vêm partilhar e apoiar as que mais precisam nos momentos difíceis.
    Tenho acerteza que atua mãe está orgulhosa da filha que tem. Também eu tenho uma filhota, pouco mais nova do que tu. Foi e é ela que me dátoda a força e apoio para eu levar em frente esta luta, que por vezes não se consegue vencer.
    Um beijo do tamanho do mundo e vai postando as tuas histórias e desabafos se assim achares necessário.

    ResponderEliminar
  8. Ola Sara;
    Fico muito feliz por ver que existem filhas como tu, com essa coragem de partilhar, mas sobretudo, ajudar...
    O que descreves é muito sentido e eu na qualidade de mãe não consigo ficar indiferente a um ser de amor como tu revelas ser! Partilho isto contigo porque também estive nessa luta do cancro da mama e também tive a felicidade de ter uma filha corajosa sempre ao meu lado. Acredita querida, vocês são a nossa força!!!
    Bjinho muito sentido para ti e tua mãe, são umas corajosas.

    ResponderEliminar